Definição de verme

Na original Taxonomia de Lineu, o grupo vermes designava todos os invertebrados não pertencentes ao grupo dos artrópodes, ou seja, todos os animais desprovidos de esqueleto interno ou externo.

Hoje em dia, chama-se verme a qualquer animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Não possuem membros, embora possam ter apêndices reduzidos na superfície para a locomoção.

Os vermes são encontrados em praticamente qualquer habitat, incluindo o mar, rios e subterrâneo. Muitos também são parasitas como a Ténia. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia. In Wikipedia

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Vermezinho de Jacó

"Não temas, ó vermezinho de Jacó, nem vós, ó povozinho de Israel, eu te ajudo, diz o Senhor e o teu redentor é o Santo de Israel" Isaías 41:14

Que forma mais carinhosa de tratar o povo de Deus: vermezinho! Porque é que nunca ninguém pensou em pôr o nome de "Vermes" numa igreja? Já puseram placas com nomes tão estranhos, como por exemplo Igreja do Cuspe de Cristo ou Igreja da Serpente de Moisés, a que engoliu as outras, porque não pensaram nos vermes como nome para uma placa de igreja? Isto dos vermes tem muito que se lhe diga, porque ninguém fala neles. Fala-se do leão, da águia, do cavalo, da raposa, do lobo, da ovelha, da formiga, da mula, mas e os vermes? Ninguém fala neles? É por isso que escrevo sobre eles e sobre as lições que eles nos trazem.

Na minha primeira mensagem falei sobre o chocante "Eu sou verme", tendo sido das mais extraordinárias afirmações para descrever o sentimento de Jesus no momento da crucificação. Hoje quero abordar sobre a forma como Deus chama o Seu povo, vermezinho. Os vermes têm uma particularidade que mais nenhuma outra criatura viva neste planeta tem e que reside no facto de existirem vermes em todos os cantos deste mundo. Os vermes vivem em todas as condições metereológicas e nos extremos mais inóspitos do mundo, pois tanto vivem em ambientes subterrâneos com elevados níveis de ácidos e gases nocivos a qualquer outro ser vivo, como vivem nos ambientes vulcânicos, desérticos, glaciares, como vivem também em outros seres vivos. Deus sabe exactamente a razão de chamar vermezinho ao Seu povo. Ele sabe qual é a condição dele e aquilo que quer dele. Seja em momentos de crise, como era aquele que o povo de Israel estava a viver, seja qual for o lugar no mundo onde estiver, Deus pode dizer "Eu ajudo-te". Assim como toda a terra está cheia de vermes, também será cheia do conhecimento da glória de Deus e Ele quer que seja este vermezinho, o povozinho de Deus na actualidade, num mundo de crises e em crise, a levantar a sua mão para ajudar o necessitado e a tornar conhecido o Deus dos vermes a toda a criatura.

5 comentários:

  1. Bom comentário!
    visite meu blog: www.cesarvitoriano.blogspot.com

    Abraços!!

    ResponderEliminar
  2. ACHEI LINDO, POIS TENHO O CUSTUME DE CHARMAR QUEM EU GOSTO,DE CARA DE MINHOCA! MAIS SEMPRE COM CARINHO... UM ABRAÇO DEUS ABENÇOE

    ResponderEliminar
  3. Esse deus tolo da bíblia q vocês acreditam não passa de uma mentira.entendam que Lúcifer e o verdadeiro Deus que merece seu trono pois teve determinação de desafiar e rebelar contra esse tirano egoísta e hipócrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu irmão...tudo bem, vamos analisar a sua resposta : se eu 'acredito' num 'deus tolo '...logo eu também sou tolo. - Agora só me responda 'sim' ou 'não' : - Você também 'acredita' que existe um ser anti-deus que vc chama de Lúcifer ?e até o elogia.... - Agora o 'xeque-mate'... ora, ora ...se vc tbm crê em algo que só 'muda de nome' ,vc tbm 'não passa de um tolo' igual a todos nós....

      Eliminar
    2. Meu irmão...tudo bem, vamos analisar a sua resposta : se eu 'acredito' num 'deus tolo '...logo eu também sou tolo. - Agora só me responda 'sim' ou 'não' : - Você também 'acredita' que existe um ser anti-deus que vc chama de Lúcifer ?e até o elogia.... - Agora o 'xeque-mate'... ora, ora ...se vc tbm crê em algo que só 'muda de nome' ,vc tbm 'não passa de um tolo' igual a todos nós....

      Eliminar